Pular para o conteúdo
Home » Blog » Regras para viajar com Pet | Conheça agora

Regras para viajar com Pet | Conheça agora

cachorro-andando-de-carro

Como viajar com pet ? Todo mundo que tem um animal de estimação quer leva-lo para as viagens que fazem, especialmente aquelas longas em que vamos passar mais de 1 mês fora de casa. Isso se dá não é só pela nossa saudade deles, mas também para que eles não sofram tanto com nossa partida.

Viajar com pet pode ser algo complicado ou extremamente simples, dessa forma, vamos falar mais sobre esse assunto nesse texto para que você saiba tudo o que tem que fazer para que sua viagem não tenha surpresas.

Abordaremos também os meios de transporte mais usados como avião e ônibus e o que normalmente é pedido pelas maiores empresas desses meios de transporte.

O que preciso saber antes de viajar com pet

Antes de colocar o seu cachorro ou gato dentro de uma caixa de transporte, é primordial que você o leve para uma consulta com o veterinário, ele é o profissional indicado para dizer se está tudo certo com a saúde do seu pet e dizer se a viagem é ou não uma boa ideia.

O veterinário também pode te dar dicas maravilhosas sobre como lidar com eventuais enjoos, muito comuns em viagens e também como prevenir que isso aconteça, afinal, você estará viajando com outras pessoas.

Outras perguntas muito importantes que você deve se fazer antes de viajar com pet são as seguintes:

  • Meu animal de estimação já viajou antes? Se sim, foi uma boa experiência?
  • Ele é muito hiperativo ou mais calmo?
  • Ele consegue se acalmar em espaços confinados tais como bolsas e caixas de transporte?
  • Ele é sociável com outras pessoas ou vai estressar-se ao encontrar com estranhos nesses meios de transporte?
  • Meu pet vai apresentar comportamentos que seriam inconvenientes nesses ambientes, tais como latir/miar em excesso?

Se as respostas para essas perguntas forem favoráveis e você tiver o aval do veterinário, hora de passar para questões operacionais. Caso não seja a situação ideal para o seu pet, realmente não recomendamos que você leve o seu bichinho de estimação e comece a procurar por um hotelzinho ou um bom amigo para tomar conta dele durante a sua viagem.

Nem sempre o melhor local é ao nosso lado, não importa o quão nós gostemos e queiramos o bem-estar deles.

Viajando com pet

Está tudo certo e o seu pet vai gostar tanto dessa viagem quanto você, agora é olhar os pormenores.

Viajando de carro com cães e gatos

Acredite ou não cães e gatos tem cintos de segurança específicos para eles de acordo com o seu tamanho. Para bichinhos com menos de 10 kg existem assentos específicos que são segurados no banco do carro, já para animais com mais de 10 kg o cinto de segurança é o ideal, isso faz com que eles fiquem confortáveis e seguros durante a viagem.

Outra opção para animais pequenos são caixas e bolsas de transporte, mas é importante que ele seja acostumado a essa situação antes da viagem.

Ademais, essa é uma medida muito importante para garantir a segurança do seu pet que em casos de freadas bruscas ou até mesmo colisões. O seu pet merece a mesma segurança que você ao se aventurar nas estradas.

Viajando de ônibus com cães e gatos

De modo geral, para viajar com pet de ônibus você precisará, no mínimo, desses dois itens:

  1. Atestado veterinário que ateste que o seu pet está em boas condições de saúde;
  2. Transportá-lo em uma caixa apropriada.

Apesar de essa ser uma regra, fique de olho nas exceções! Absolutamente sempre ligue para a empresa que você pretende contratar para realizar a sua viagem, pois essas podem ter normas específicas para cada situação. Pode ser necessário que você compre um assento a mais para acomodar a caixa de transporte, por exemplo. Por vezes as companhias limitam a quantidade de animais por viagem, então, sempre de olho!

Viajando de avião com cães e gatos

As regras gerais para você viajar com pet variam se é um voo nacional ou internacional e podem ser consultadas no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Mas fique sempre ligado no site da companhia aérea que você quer contratar, afinal, cada uma terá regras específicas.

As regras gerais e adotadas por todas as companhias aéreas são:

  • Ter todas as doses de vacinas em dias;
  • Atestado veterinário garantindo a saúde do pet;
  • Avisar com antecedência que viajará com o seu pet, pois existem vagas limitadas;
  • Transportar o seu pet em uma caixa apropriada e resistente que irá acomodá-lo confortavelmente.

Ainda há a opção do seu pet viajar contigo na cabine ou ainda ir no porão da aeronave (um medo para qualquer tutor). Normalmente, para que o animal possa ir na cabine contigo ele deve ter menos de 10 kg com a caixa de transporte. Se esse não for o seu caso, não esqueça de identificar a caixa de transporte e também o seu pet.

Vale ressaltar ainda que algumas companhias aéreas simplesmente não transportam algumas raças de cães, nem mesmo cumprindo com todas as condições acima citadas. E ainda sobra a questão dos voos internacionais.

Nesses casos, é de suma importância que além de você verificar junto a companhia aérea, também verifique as regras do país que você irá visitar. Como, por exemplo, o tempo de quarentena ou mesmo se a raça do seu pet poderá entrar. Isso evitará muitas dores de cabeça como, por exemplo, ter seu pet impedido de desembarcar.

Ficou alguma dúvida a respeito do assunto? Deixa um comentário!

Por hoje foi isso, fica ligado para mais novidades.