Se você está na fase de escolha do seu animal de estimação, já definiu que vai mesmo ter um, considerou o investimento financeiro e de tempo que você terá que fazer, é a hora de decidir qual animal você vai escolher. Esse pequeno guia irá lhe ajudar nesse processo.
Cães
Cães ainda são os animais de estimação favoritos. São adoráveis. A maioria é inteligente, leal, alegre e obediente. Ligam-se estreitamente com o dono(s). Mas eles exigem bastante de seu tempo para que possam manter-se saudáveis e felizes.
Os gatos
Os gatos têm sido animais de estimação desejáveis desde os dias dos egípcios. Eles são mais independentes do que os cães e podem se dar muito bem na sua casa, se você tem pouco tempo, porque suportam longos períodos do dia sozinhos.
Chinchilas
Chinchilas são animais de estimação levemente afetuosos. São econômicos para se alimentar e, quando bem cuidados, tem pouco odor e produzem muito pouco pêlos. Infelizmente, eles só vivem por 5-8 anos. Quase nunca mordem. Podem ou não ser bons animais de estimação para as crianças. Se você vive em um ambiente fresco e quer um roedor vivo mais tempo, considere adquirir uma chinchila.
Os furões
Os furões são animais de estimação muito desejados. Eles são quase tão inteligentes quanto os gatos. São silenciosos e adaptam-se tanto a uma dieta de furão ou comida de gato. Os furões são curiosos e afetuosos. Eles exigem períodos curtos de atenção. Geralmente vivem entre 8-10 anos. Algumas pessoas acham que tem odor indesejável. A maior parte do dia eles serão encontrados dormindo, mas não se importam se forem acordados e abraçados.
Coelhos
Os coelhos costumam ser vendidos como animais de estimação. Eles são adoráveis quando são bebês. Mas à medida que amadurecem as suas necessidades aumentam e eles podem se tornar agressivos. Alguns donos simplesmente amam seus coelhos de estimação e eles são boas companhias para gatos.
Ratos, camundongos e hamsters
Ratos, camundongos e hamsters são bons animais de estimação, se eles são tratados a partir do momento em que abrem os olhos. Os ratos vivem entre 4-6 anos; camundongos, entre 2-3 anos. Eles são baratos para adquirir e manter e podem ser muito afetuosos. Têm um odor bastante forte – especialmente se suas gaiolas não são limpas com frequência.
Tartarugas , jabutis , lagartos e cobras
Esses são basicamente animais de estimação “de observação”. Ou seja, você pode vê-los, tratá-los e acariciá-los, mas eles geralmente não retornam afeto. O mais afetuoso desse grupo são as tartarugas. Todos têm uma vida muito longa, o que pode representar um problema se a situação de sua vida mudar.
Se você optar por um desses animais, escolha uma variedade comum, nativa. Os vendidos em lojas de animais são geralmente espécies exóticas de lugares distantes e o comércio de animais de estimação tem levado muitos deles a quase extinção.
Papagaios, cacatuas , periquitos e calopsitas
Essas são os mais carinhosas de todas as aves que são comumente mantidos como animais de estimação. Eles geralmente ligam-se a apenas um membro da família – o que pode ser um problema. Geralmente, quanto maior as espécies de aves, mais tempo eles vivem. Eles podem ser bastante barulhentos e cacatuas, em particular, produzem grandes quantidades de sujeira (pó dos alimentos).
Os peixes
Os peixes têm qualidades em comum com plantas. Eles são bonitos de se ver e adicionam um ar de conforto para qualquer casa. Tal como acontece com as plantas, algumas pessoas têm um gosto e um cuidado particular por peixes. Eles precisam, cuidados contínuos, metódicos e regulares, a fim de serem mantidos. É difícil desenvolver um relacionamento “um-a-um” com um peixe, mas eles se mostram “felizes”, e a forma de demonstrar isso é ficando agitados, quando você os alimenta.
Animais de Fazenda
Animais de fazenda, como cavalos, ovelhas, aves (galinhas, perus, pavões, galinhas de angola, patos, marrecos e gansos) podem ser muito bons animais de estimação. Muitas vezes, o zoneamento das cidades não permite que se crie esses animais em bairros residenciais.
Ao contrário dos animais exóticos, animais de fazenda são domesticados e carinhosos e fontes de alimentos estão disponíveis nas lojas de pet shop mais completas. Alguns exigem mais espaço para uma boa criação.
Animais Exóticos
Animais exóticos, como macacos , planadores (corujas, gaviões) , gambás e ouriços não são bons animais de estimação para pessoas comuns. Há pessoas e famílias que optam por eles como animais de estimação. Mas eu não é recomendável.
Existem criadores que tem seus próprios jardins zoológicos privados e mantém esses animais em condições excelentes. Mas a maioria das pessoas pode encontrar dificuldades em criá-los, porque são de trato exigente e tem necessidades que raramente são supridas em cativeiro. Embora alguns possam se tornar muito mansos, raramente são afetuosos.